Grupo de Estudos

GE Às Avessas: Butler e o feminismo transexcludente

26 maio – 2025 • 19:00 > 21:00 BRT
Evento Online via Google Meet

Venha participar dos encontros do Grupo de Estudos Às Avessas! Nos encontramos desde 2017 para discutir textos dentro das temáticas de gênero, sexualidade e decolonialidades, em conexão com os estudos da moda.

Descrição do evento

No encontro de 26 de maio de 2025, discutiremos o capítulo 5 – Feministas radicais transexcludentes e as matérias de sexo britânicas, do livro Quem tem medo do gênero?, de Judith Butler.
Baixar o capítulo
Comprar o livro físico
Comprar o e-book

Quem tem medo do gênero? Neste seu primeiro livro não acadêmico, Judith Butler analisa como o “gênero” se tornou central em discursos conservadores e reacionários, um fantasma com o objetivo de criar pânico moral e angariar apoio popular a projetos políticos fascistas, autoritários e excludentes. Em tempos sombrios, Butler nos oferece uma obra esperançosa de análise social e política. Butler conta que o livro começou a ser desenvolvido em 2017, após sua visita ao Brasil, onde sofreu hostilização por manifestantes “antigênero”:

“No aeroporto de São Paulo, minha parceira, Wendy Brown, e eu, fomos confrontadas por pessoas que nos ameaçaram de agressão física. Agradeço ao jovem da mochila que jogou o corpo entre mim e um agressor, recebendo os golpes que me eram dirigidos. Gostaria de saber o nome dele, mas tudo que tenho é a imagem dele travando uma briga no chão do aeroporto. Esse estranho extraordinário e a coragem manifesta de Wendy reforçaram a minha crença tanto na ética espontânea como na solidariedade política. Ao refletir sobre quem eram aquelas pessoas furiosas que nos acusaram de um conjunto caótico e sinistro de crimes sexuais, decidi escrever sobre o movimento contra a ideologia de gênero.”

Judith Butler é uma das mais importantes vozes dos estudos de gênero. PHD em filosofia, leciona na University of California, Berkeley (EUA) e escreveu diversos livros como Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade (1990); Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo” (1993); Desfazendo Gênero (2004); Caminhos Divergentes: Judaicidade e Crítica do Sionismo (2012) e A força da não violência (2020), traduzidos para várias línguas. Pela sua destacada produção acadêmica e grande contribuição teórica aos estudos feministas e filosóficos, Butler recebeu prêmios como o Prêmio Brudner de conjunto de obra em estudos gays e lésbicos, da Universidade de Yale, além de 14 títulos honorários: Université Bordeaux-III, Université Paris-VII, Grinnell College, McGill University, University of St. Andrews, Université de Fribourg, Universidad de Buenos Aires, Liège Université, Universidad de Costa Rica, Universidad de Guadalajara, Universidad de Chile, University of Belgrade, Universidad Veracruzana e Autonomous University of Mexico.

Informações

26 de maio de 2025, segunda-feira, das 19h às 21h.

Encontro on-line pelo aplicativo Google Meet.
O link será enviado para as pessoas inscritas no dia encontro.

O encontro não será gravado e não será possível acessar em outro horário.

Inscrição Gratuita

Preencha as informações abaixo. Em breve, entraremos em contato!