Relatório Às Avessas

Relatório Às Avessas

Como o ensino de moda no Brasil lida com diversidade de gênero, sexualidade, raça e etnia?
Esta investigação, publicada em 2021, ensaia algumas respostas acerca da percepção de estudantes sobre o conteúdo abordado nos cursos de graduação em moda no país. Além de recolher dados, a nossa vontade também é de entender como a realidade do Brasil — multiétnico, com mais da metade da população composta por pessoas não brancas, repleta de desigualdades e heranças coloniais — está refletida nos lugares formativos dos futuros profissionais do mercado de moda.

Diferente do ensino básico brasileiro, que possui leis que tornam obrigatório o ensino de cultura e história africana, afro-brasileira e indígena nas escolas, não há tal obrigatoriedade no ensino superior.

Os resultados abordados neste relatório mostram que há uma dissonância entre a realidade dos cursos de graduação em moda e o contexto brasileiro relativo à diversidade racial, de gênero e sexualidade, especialmente do estado de São Paulo. Por isso, acreditamos que a publicação deste relatório é importante não apenas pelos resultados apresentados, mas também como uma forma de incentivar discussões sobre os temas abordados.